Diferentemente das vendas B2C, as vendas B2B costumam ser um processo longo e complexo, por vezes moroso. Geralmente, negociações corporativas envolvem investimentos altos e diversas pessoas de nível executivo no processo. Sendo assim, quando iniciamos a prospecção de uma empresa, precisamos entender como o processo funciona, para que não surjam adversidades ao longo da jornada de compra.
Cada segmento tem as suas particularidades mas, em geral, as vendas B2B possuem diversas características em comum, independentemente do tipo de produto ou serviço. E para ajudar você com suas vendas B2B, reunimos dados de pesquisas e listamos aqui 4 insights com base no comportamento do comprador corporativo.
Saiba mais sobre como vender para o comprador B2B da Geração Y
1. Saiba com quem falar
Antes de iniciar a venda, é válido pesquisar e entender quem são as pessoas chave na negociação. Quem é responsável pela compra do seu tipo de produto ou serviço naquela empresa? Quem toma a decisão desta compra? É a mesma pessoa que aprova os fornecedores? Existe algum técnico envolvido na compra? Com essas perguntas respondidas o processo de compra se tornará mais fácil.
Além de identificar quem são os responsáveis pela compra, é importante entender o perfil desse comprador para saber como melhor adequar seu processo de venda e ser relevante. Esse perfil é chamado de persona. Use dados demográficos e firmográficos, como idade, geração, sexo, cargo, experiência, tamanho da empresa e segmento de mercado. Combine esses dados com informações comportamentais, como interesses, atividades, dores e responsabilidades. Desenvolvendo esse perfil, você terá valiosos insights para conduzir o processo de venda. Mas, atenção: você pode ter mais de uma persona envolvida no processo de compra. A persona do analista técnico será diferente do CEO, por exemplo. Saiba quais são as diferenças e semelhanças entre eles, isso vai lhe preparar para diferentes situações e evitar imprevistos, tornando suas abordagens mais assertivas.
2. A compra inicia muito antes do contato
Para que o comprador B2B encontre a informação correta, é importante que você disponibilize conteúdos relevantes e envolventes, apropriados para cada momento dele no ciclo de compra. Essa estratégia irá posicionar sua marca na mente do comprador muito antes do momento em que ele irá considerar uma empresa específica.
3. O comprador B2B espera uma venda personalizada
Não basta apenas ser rápido na resposta. Em um mercado B2B complexo e que oferece mais opções que nunca, o comprador busca trabalhar com fornecedores que entendem profundamente seu produto ou serviço.
4. Depois da venda, implemente e demonstre resultados rapidamente
Os principais descontentamentos dos compradores B2B após efetuarem a compra envolvem o acompanhamento e o tempo de resposta, a previsão no cronograma e a falta de senso de urgência. Por isso, é fundamental não desperdiçar tempo na implementação e alinhar todas essas expectativas antes mesmo de fechar o contrato, para que o cliente não fique frustrado.





