Existem, basicamente, três formas de aumentar a lucratividade:
- Vendendo mais produtos: seja vendendo mais do mesmo produto ou diversificando a sua oferta, você lucrará mais se vender mais.
- Reduzindo custos: naturalmente, reduzir os custos relacionados à entrega irá aumentar as suas margens de lucro. Em meio a períodos de crise, esse tende a ser o mantra nas organizações.
- Aumentando os preços: Sim, é isso mesmo. Aumentar os preços poderá trazer lucro. Mas, claro, todo vendedor treme nas bases ao ouvir falar em aumento de preços. Pela lógica vigente, preços mais altos afugentam a clientela… Será?
Agora, tente uma lógica diferente: estabeleça valor para a sua oferta.
Antes de apresentar uma proposta, identifique aqueles fatores críticos para o seu cliente e se concentre neles. Descubra qual é o valor que o seu cliente busca agregar para o negócio e quais são os principais motivadores da mudança que ele deseja. Mensure os impactos positivos e negativos do status quo e da mudança. Construa com ele uma visão de futuro e apresente uma proposição de valor que reflita essa visão, que maximize os impactos positivos e minimize os negativos. E deixe claro na proposta como cada item está relacionado aos objetivos do seu cliente.
Quando você negocia somente com base no preço, acaba deixando dinheiro sobre a mesa. Ao invés disso, mostre os ganhos que o cliente terá com o investimento. Conheça bem o seu mercado e não tenha medo de perder clientes que não se encaixam no seu público-alvo.


