Mercados B2B: conheça as iniciativas de Marketing que estão ajudando as empresas a crescer

Os maiores desafios de negócios identificados por profissionais de marketing em empresas B2B estão relacionados ao crescimento da empresa. Essa é uma das descobertas reveladas em um estudo realizado pela B2B International, envolvendo 266 participantes na América do Norte e Europa.

Os dois principais desafios apontados pelos participantes foram Aumento do Market-Share (62%) e Inovação (59%). E para superar esses desafios, 3 estratégias despontaram em destaque: Branding, Value-Marketing e Customer Satisfaction.

É curioso, no entanto, que embora Branding e Value Marketing liderem a agenda desses profissionais, apenas cerca da metade dos participantes da pesquisa (54%) afirmam ter um programa em curso para avaliar as percepções sobre a marca. E embora apenas 4 em cada 10 das empresas pesquisadas revelem que estão aumentando o orçamento em pesquisas de mercado, existe uma tendência para que negócios baseados em conhecimento (como tecnologia e consultoria, por exemplo) invistam mais nesse tipo de iniciativa.​​O que você tem feito pela sua marca B2B? Confira o whitepaper B2B Branding!

Existe uma clara oportunidade para que as empresas baseadas em conhecimento prevaleçam em seus mercados investindo em pesquisa e posicionamento de mercado, antes de concentrar esforços hercúleos em estratégias de go-to market sem embasamento suficiente. Naturalmente, a intuição pode ser útil na tomada de decisões, uma vez que carrega em si muito do que já foi aprendido em nossas experiências prévias. No entanto, a falta de informações organizadas e atualizadas sobre o próprio mercado e sobre a percepção dos clientes pode levar a perdas significativas de investimento e, o que é muito pior, reputação.​

​Ainda tendo o cliente como foco, a pesquisa também revela que 54% das empresas estão atualmente concentradas em aprimorar a lealdade e satisfação do cliente. No entanto, apenas 14% dos profissionais de marketing nessas empresas as classificam como “customer-centric”, ou seja, como o tipo de empresa onde a experiência do cliente está no cerne das operações. Consolidando essa última afirmação, apenas um quarto dos profissionais de marketing B2B crêem que sua empresa facilita a vida dos clientes, antecipando necessidades e desejos, e empenhando-se para resolver problemas antes que os clientes sintam as dores.Podemos perceber que ainda é grande a distância entre os desafios estratégicos das empresas (como aumentar o market-share e inovar, no caso das organizações pesquisadas) e os caminhos adotados para atingir superar esses desafios. “Customer-centricity” se tornou uma buzzword, muito falada mas nem tão aplicada como estratégia. Muitas empresas ainda carecem de iniciativas voltadas para o conhecimento do cliente, o que é extremamente preocupante em mercados B2B, onde alguns desses clientes respondem por grande parte dos lucros.Adotar programas com foco no conhecimento do cliente é o primeiro passo para posicionar-se de forma a sustentar e promover o crescimento organizacional. Por outro lado, ignorar o cliente é colocar em risco o futuro dos negócios – e em um prazo bem curto.

(Clique aqui para conhecer mais detalhes da pesquisa)