As taxas de conversão em vendas são muito superiores
A diferença no número de propostas convertidas em vendas entre os três grupos é gritante: Elite Performers aparecem convertendo 73% das propostas em vendas, seguidos de perto pelas Top Performers. As organizações classificadas no grupo The Rest aparecem com apenas 40% de conversão.
#Dica: O que você pode fazer para aumentar a sua taxa de conversão?
Jill Konrath dá boas dicas nesse artigo. Em primeiro lugar, você deve chegar cedo. Um estudo da Forrester mostra que o primeiro vendedor que aciona um prospect e estabelece a visão da compra tem 74% de chance de fechar a venda. Outra pesquisa da InsideSales, revelou que 50% das oportunidades de vendas vão para o primeiro vendedor que entrou em contato com o comprador. Resumidamente, ela traz 3 dicas: identifique prospects similares, como em um mesmo segmento de mercado, por exemplo; procure por eventos gatillho, como mudanças nas diretrizes estratégicas na organização onde o seu prospect trabalha e; preste atenção nas mudanças na liderança, pois novos líderes certamente estarão mais propensos a implementar mudanças (Afinal, você está vendendo uma mudança, certo?).
Maximizar valor para o clienteQuando perguntado se os respondentes concordavam com a frase “Nossa organização de vendas foca em maximizar valor para o cliente.”, 91% dos Elite Performers concordaram, assim como 81% dos Top Performers. Apenas 61% dos respondentes enquadrados como The Rest concordaram com essa afirmação.
Também foi apresentada a afirmação “Os líderes da organização priorizam desenvolver vendedores para que sejam tão valiosos quanto possível para os compradores.” Aqui, 83% dos Elite Performers e 66% dos Top Performers concordaram, contra somente 39% no grupo The Rest.
Segundo os autores, a falta de foco em valor no grupo The Rest (que representa 80% do total) é surpreendente, e esses dados deveriam servir como um chamado para que os líderes realizem mudanças.
Como abordei nesse artigo, estabelecer valor (e não somente preço) para a sua oferta é a melhor forma de aumentar a lucratividade do seu negócio.
A efetividade dos treinamentos de vendas é assustadoramente baixa no grupo The Rest (somente 14% apontados como extremamente ou muito eficientes), em comparação com Elite Performers e Top Performers. O estudo indica que 63% das organizações Top Performers são mais propensas a realizar excelentes ou bons investimentos em treinamentos para a força vendas.O déficit de competências é preocupante dentre as organizações no grupo classificado como The Rest: segundo os respondentes, 7 entre 10 gestores não possuem as habilidades necessárias para o gerenciamento e coaching dos vendedores.Para além desse estudo, a existência de gaps de competência é em geral apontada como uma das grandes vilãs da produtividade nas organizações. Lacunas de habilidades em times de vendas atingem não só a produtividade da organização ao acarretarem deficiências na entrega, mas também a saúde do negócio, elevando o custo da venda e ferindo a lucratividade.
Atenção voltada para contas estratégicasOs números variam, mas diversos estudos apontam que aumentar as vendas em contas já existentes é de 5 a 7 vezes mais lucrativo do que vender para um novo cliente (os autores reforçam essa informação). O maior abismo identificado entre Top Performers e The Rest reside na concordância com a afirmação “Nossa organização de vendas é efetiva ao maximizar as vendas em contas já existentes.” São 61% das Top Performers concordando ou concordando inteiramente, contra apenas 32% em The Rest.
Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que a gestão de contas estratégicas possui um papel primordial para a lucratividade e para o crescimento do negócio em vendas B2B (você pode obter dicas valiosas de como planejar e executar a gestão de contas estratégicas nesse link).
Resumindo…Como demonstrou a pesquisa, não há uma receita ou solução mágica. Mas podemos afirmar que cultura e liderança assumem um papel primordial no desempenho em vendas de uma organização. A primeira está evidenciada na maturidade dos processos e investimentos em melhorias na área de vendas, como treinamento e pesquisa unto aos clientes. A segunda é aquela que deverá garantir as mudanças necessárias para que uma cultura Top Performer se estabeleça.
Boas vendas!