Dizem que o tempo voa quando você está se divertindo ou fazendo algo que gosta. O que não nos avisaram é que ele passa ainda mais rápido quando você trabalha com marketing. Mas isso não acontece só porque esse trabalho é realmente divertido, mas principalmente pelos avanços tecnológicos em áreas como Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Internet das Coisas (IoT).
Profissionais de Marketing B2B precisam trabalhar duro para ficar a par de tudo isso. E, se você ainda não parou para pensar em 2019 como um futuro próximo, talvez seja sua última chance. É justamente nesse momento, quando a agenda de trabalho começa a concorrer com as festas de fim de ano, que você pode olhar para 2019 e elocubrar: o que haverá de novo no Marketing B2B?
Embora as tecnologias ainda não nos tenham dado formas seguras de predizer o futuro, com alguns estudos e análises é possível identificar tendências em alta para o próximo ano. Elas podem não ser determinantes, mas nos dão pistas para avaliarmos o caminho escolhido na nossa estratégia de marketing b2b.
Confira nossa lista com cinco tendências de marketing b2b para 2019.
Reviews positivos em alta
Primeiro vamos às estatísticas: 97% das pessoas dizem que as avaliações de clientes influenciam sua decisão de compra e 92% hesitam em comprar quando não encontram comentários e avaliações de outros clientes.
A internet se tornou o grande equalizador no mundo do marketing. A classificação por estrelas do seu produto ou serviço, seja no Facebook, Google ou até na própria página da empresa, tem um peso alto quando se trata da sua reputação e números de vendas.
Para empresas B2B, essas avaliações não são menos importantes. Transações business-to-business são geralmente mais longas e caras se comparadas com a maioria das compras B2C (adquirir software para uma companhia inteira é bem diferente de comprar a licença mais recente do Windows para o seu computador pessoal). Sendo assim, as empresas que querem se destacar precisam adotar uma estratégia de marketing voltada para a ideia de comunidade. Isso passa por oferecer atendimento visando o sucesso do cliente e incentivar os compradores satisfeitos a avaliar sua empresa.
Chatbots continuam em ascensão
Hoje em dia há diferentes acepções para “horário de funcionamento”. Com o acesso à internet 24 horas por dia, sete dias por semana e um mundo de negócios cada vez mais globalizado, há uma imensa demanda por serviços ininterruptos. Enviar e-mails é útil, mas já não satisfaz plenamente as expectativas dos clientes, especialmente os que estão sempre ativos.
Com o uso de chatbots, boa parte das interações pode ser resolvida com o mínimo de intervenção humana, solucionando consultas de clientes por meio de scripts pré-programados: 35% das pessoas já fazem uso de chatbots para resolver uma reclamação ou problema.
Embora um chatbot não resolva todos as demandas de atendimento ao cliente, representa uma solução de rápida, precisa e de baixo custo. Não é necessário desenvolver um bot altamente sofisticado: mesmo soluções simples ajudam a direcionar problemas e transmitir tranquilidade aos clientes enquanto a sua equipe está offline.
Leia também: SERVIÇOS B2B: 6 PILARES DA EXPERIÊNCIA EXCELENTE (ALGUÉM FALOU EM CHATBOTS?)
O vídeo matou os demais formatos de conteúdo?
Especialistas estimam que até 2020, 82% dos conteúdos para consumidores na web serão baseados em vídeo. Estudos indicam que a inclusão de vídeos em uma landing page pode aumentar a taxa de conversão em 80%. De acordo com o Google, 70% dos compradores B2B assistem a vídeos em sua jornada pelo funil de vendas.
O domínio do vídeo no mundo digital não é novidade para a maioria dos profissionais de marketing. Se a utilização de vídeos ainda não faz parte de sua estratégia de marketing b2b, é recomendável rever isso em 2019. Ou de nada servirão a roupa amarela e as sementes de romã na hora da virada.
Mas se os vídeos não são nenhuma novidade, os vídeos verticais são. A introdução do IGTV no Instagram dá fôlego a essa tendência, permitindo que os usuários criem vídeos verticais de formato longo. Embora a publicidade não esteja disponível (ainda) nesse aplicativo, é um bom caminho para as marcas compartilharem conteúdos maiores de maneira orgânica.
Naturalmente, não se deve perder de vista o que já está trazendo resultados. Não indicamos a ninguém que abandone os outros formatos de conteúdo. As empresas B2B que mantém seus blogs atualizados regularmente, por exemplo, geram 67% mais leads de vendas do que as empresas que não usam essa ferramenta. De acordo com pesquisas, 42% dos compradores visualizam de três a cinco partes de conteúdo antes de falar com um representante de vendas. As postagens em blogs estão entre os conteúdos mais facilmente descobertos durante a jornada de compra.
VR / AR não é o futuro. É o presente
A maioria das empresas B2B está apenas começando a explorar a Realidade Virtual (VR) e a Realidade Aumentada (AR) no marketing, enquanto algumas grandes marcas e varejistas já vêm aproveitando há anos essas tecnologias. Devido à sua natureza experimental, essas ferramentas disponibilizam um amplo espaço para os profissionais de marketing B2B fornecerem produtos, serviços e ideias para seus clientes de maneira inovadora.
É possível melhorar o envolvimento da marca e ajudar nas decisões que antecedem a compra, dando vida aos seus produtos e serviços. Ao permitir que os clientes se envolvam de maneira mais profunda por meio de experiências imersivas, eles estarão mais bem equipados para encontrar o que procuram. Proporcionar essas experiências em narrativas, com base nas necessidades dos seus clientes, servirá não apenas para tangibilizar seus produtos ou serviços, mas para gerar impacto e encantamento.
Leia também: DESAFIOS DE UMA EXPERIÊNCIA PARA O CLIENTE
Pesquisa por voz
Embora as consultas nos mecanismos de pesquisa não sejam novidade, a maneira como as realizamos está mudando. A pesquisa por voz vem crescendo como uma forma de os consumidores encontrarem mais informações sem levantar um dedo.
Você já deve ter ouvido falar nelas: Alexa, Siri, Cortana, Google Assistente (bom, é constrangedor, mas essa última não foi batizada). E deve ouvir ainda mais. Segundo estudos, 58% dos consumidores usaram a pesquisa por voz para encontrar empresas locais no ano passado e 50% das buscas por voz são realizadas no escritório – dado relevante para o meio B2B.
Com isso, grandes mudanças estão a caminho, tanto em termos de SEO quanto de publicidade online. Estar preparado para essa tendência é crucial para os profissionais de marketing B2B que desejam ter sucesso em 2019. Em um futuro próximo, será preciso desenhar novas campanhas que se adequem ao mundo da pesquisa por voz.
Fontes / Referências:
4 More Digital Marketing Strategies You Need to Know for 2019 – Marketo
6 Essential Marketing Trends For 2019 – Heinz Marketing
New Content Marketing Stats to Know Before Planning for 2019 – B2B Marketing Zone
[…] especialmente em companhias B2B, que enxergam esse papo de valores como mais um frufru da equipe de marketing. […]
[…] tenho um pé atrás com as chamadas tendências em nossa área. Ao contrário do que se vê no mercado de moda, aderir a novas soluções a cada […]