As mídias sociais já estão por aí há algum tempo. O Twitter foi lançado há 12 anos, o LinkedIn há 15 e o Facebook comemora 14 aniversários em 2018. Desde então, elas continuam altamente relevantes e organizações de todo o mundo as utilizam como parte estratégica dos seus planos de marketing para se conectar, conhecer e interagir com seus públicos. Mesmo assim, para muitas empresas B2B, as mídias sociais ainda são um território árido, distante e desconhecido.
Ainda hoje, há organizações que relutam em integrar essas ferramentas à sua prática diária, menosprezando seu potencial. Mas quem acha que entrar nesse mundo é um luxo ou até inapropriado, já está sendo engolido pelos concorrentes. Para qualquer empresa que esteja interessada em se expandir, é possível fazer com que consciência de marca, geração de leads e aumento nas vendas sejam uma constante a partir do bom uso das mídias sociais.
Como em 2018 o peso dessas plataformas só tende a crescer, inclusive para as empresas B2B, separamos seis premissas acerca de seu uso e quatro tendências para ficar de olho. Se a sua empresa já está no mundo da social media, são itens essenciais para relembrar, reforçar sua estratégia e se conectar com as novidades que vêm por aí. Caso ainda não tenha dado esse passo, veja por onde começar (o quanto antes!), como as mídias sociais podem ajudar o seu negócio e o que esperar para este ano.
Empresas B2B e Mídias Sociais: pontos importantes
1 – É uma vantagem competitiva – mas saiba como usar
Empresas que fazem uso das mídias sociais de uma forma bem planejada e estruturada vão ampliando cada vez mais o gap entre sua posição no mercado e a dos concorrentes.
Mas isso não significa que você precisa sair atirando para todos os lados e ter contas em todas as plataformas. É preciso pesquisar e selecionar as ferramentas que melhor se adequam ao seu negócio. O Facebook, por exemplo, pode ser mais importante para um negócio B2B do que você imagina. Segundo pesquisa, 24% das pessoas se baseiam no Facebook para formar sua decisão de compra – o que não quer dizer que você não precisará olhar para o LinkedIn ou para o Twitter.
Todas as plataformas têm características peculiares, que podem se aplicar à realidade da sua organização de uma forma ou de outra. O essencial é aprender como esses meios funcionam e como podem trabalhar em prol do seu nicho de mercado, para diferenciar sua empresa da concorrência.
2 – Não entre na onda sem um plano de navegação
Pense: o que você quer obter das mídias sociais? Quer ampliar as vendas, monitorar reclamações, atrair clientes, fortalecer a marca?
Mergulhar de cabeça nesse mar pode ser extremamente tentador, mas é importante separar um tempo para estabelecer seus objetivos, metas, estratégias e táticas.
A partir dessa linha mestra é que também será possível, mais tarde, mensurar se esses resultados foram alcançados e o impacto do trabalho realizado nas mídias sociais em seus objetivos de negócio. Além disso, é importante encontrar as marcas de melhor desempenho em seu segmento e analisar seus métodos: veja o que estão fazendo e em quais plataformas.
3 – Obtenha apoio da alta liderança – e de toda a empresa
Se você tiver o apoio das pessoas certas para essa iniciativa, conseguirá mais facilmente a adesão de todos os demais colaboradores para endossar a ação. Os líderes precisam comprar e disseminar essa ideia.
Além disso, lembre-se de sempre comunicar internamente o que está sendo feito. Se for necessário, treine os colaboradores acerca das mídias sociais. Deixe todos por dentro do que está acontecendo, faça com que sejam parte dessa iniciativa, atuantes e igualmente responsáveis pelo seu sucesso.
4 – Dê às mídias sociais um dono (que entenda do negócio)
Não menospreze o potencial dessas ferramentas, deixando-as como apenas mais uma tarefa na cesta daquele “colaborador já atolado de trabalho, mas que manja um pouco do assunto”.
Hoje já há diversos profissionais e empresas no mercado especializados no tema. Recrute as pessoas certas ou a consultoria mais adequada para cuidar das mídias sociais da sua marca de forma objetiva e concreta na construção de sua reputação online. Lembre-se que, por mais que esse trabalho tenha um responsável, eventuais amarrações internas serão necessárias: essa pessoa ou empresa precisará estar por dentro do seu negócio, conhecer seus planos, sua linguagem, perfil dos clientes, processos, metas, como tratar de eventuais “crises” e até polêmicas.
5 – Nunca pare de atualizar seus perfis – há gente de olho neles!
Mantenha suas contas nas mídias sociais o mais ativas possível. E sim, pode ser que esse trabalho seja inicialmente vagaroso até começar a mostrar os resultados. Mas somente com uma presença constante e ativa na rede sua empresa poderá construir uma conexão real com seus compradores.
Os Millenials estão começando a ocupar posições mais altas e de tomada de decisão nos departamentos de compra das empresas. E essa geração usa as mídias sociais diariamente – seja para se conectar com amigos, ficar por dentro das notícias, consumir entretenimento ou procurar oportunidades de trabalho. É a forma como eles buscam informações. Então porque em seus postos de trabalho adotariam um comportamento diferente? Fique atento: as mídias sociais da sua empresa podem influenciar a decisão de compra desse público!
6 – Abrace seus parceiros
Todas as empresas têm parceiros – e é preciso considerar essas parcerias em seu plano de mídias sociais. Conecte-se com essas pessoas, empresas, influenciadores, clientes, fornecedores, blogueiros, formadores de opinião. Compartilhe seus posts, deixe comentários, coloque seus holofotes (também) sobre eles e procure estar sempre ampliando essa rede de relacionamentos.
Se um conteúdo sobre a sua empresa foi compartilhado por uma pessoa na qual um determinado grupo confia, as chances de você também alcançar esse público são muito maiores. Procure fazer com que seus parceiros falem e escrevam sobre você.
Tendências em social media para 2018
- Realidade Aumentada: há muitas oportunidades para Realidade Aumentada em ações de marketing. À medida que as plataformas aprimoram essas tecnologias, as empresas começarão a experimentar novas táticas de marketing – as marcas poderão colocar seus produtos em frente aos clientes. Um bom exemplo é o novo aplicativo IKEA Place da loja de móveis e decoração IKEA, que permite aos consumidores visualizar como um determinado móvel ficará em sua casa a partir da câmera do telefone.
- Vídeo: sim, este recurso ainda é uma tendência. No ano passado, ele foi responsável por 74% do tráfego da internet. E quanto mais curto, melhor: 56% dos vídeos publicados em 2017 tinham menos de 2 minutos. Caso já tenha usado e abusado dessa ferramenta, experimente partir para a versão feita com animações.
- Conteúdo gerado pelo usuário: apenas recentemente as marcas B2B começaram a perceber os benefícios dessa estratégia. Estimule a produção de conteúdos sobre a sua empresa, produtos ou serviços e compartilhe esses posts e materiais. É uma forma de amplificar o alcance da sua marca.
- Fique de olho em eventuais mudanças nas plataformas: se em 2017 o Twitter abriu mão dos famosos – e rígidos – 140 caracteres, podemos esperar mais inovações vindo por aí. Além disso, a Realidade Aumentada, a Realidade Virtual e os Chatbots já estão entrando nesse meio e, consequentemente, demandando aperfeiçoamentos. É preciso atentar para essas mudanças e para o impacto que elas poderão ter em sua comunicação e estratégia.
Leia mais: TENDÊNCIAS PARA VENDAS E MARKETING B2B
A influência das mídias sociais no marketing B2B continuará aumentando com o desenvolvimento dessas tecnologias e a ocupação dos postos de trabalho por tomadores de decisão cada vez mais jovens. Ignorar esse cenário é correr um sério risco de perder fatias importante do mercado. Com um plano sólido e bem estruturado, uma equipe capacitada, parceiros e colaboradores em conjunto, as empresas B2B também podem se beneficiar – e muito! – das mídias sociais.
Fontes/Referências:
5 (Relatively Simple) Steps To B2B Social Media Marketing Success – Fast Company
B2B Social Media Trends We are Going to See in 2018 – B2B Marketing Zone
The Real Truth About B2B Marketing And Social Media – Forbes
Why B2B Marketers Still Don’t Get Social Media–And 7 Steps For Fixing That – Fast Company