Atualmente, não há dúvidas de que os pontos de contato digitais de uma organização, como site e canais nas mídias sociais, têm grande influência na atração de clientes B2B e na formação de suas primeiras – e talvez permanentes – impressões.
Segundo pesquisa(*), a maior parte dos consumidores B2B (61%) inicia sua jornada de compra a partir de uma ampla busca pela internet. Já 56% afirmam que entram diretamente em sites específicos de potenciais fornecedores. Sendo assim, hoje vamos falar sobre a importância do seu website na atração, recepção e interação com esses clientes B2B, mais especificamente da experiência que eles terão ao visitar o seu domínio pela primeira vez.
Esses potenciais compradores passam entre um e três meses montando suas pesquisas fora do radar das companhias – 71% afirmam navegar de forma anônima durante esse período. É quando eles estarão reunindo informações e formando opiniões muito antes de preencher formulários ou entrar em contato com um vendedor. E mesmo assim, quando questionados sobre suas expectativas, esses profissionais tomadores de decisão esperam que, ao entrar em um site, tenham acesso a uma experiência relevante e que leve em consideração os interesses e necessidades de sua empresa.
Ou seja, a relação com esses clientes tem início antes mesmo que sua companhia possa mapear essas oportunidades. Desta forma, é preciso estar sempre a postos!
A pesquisa também questionou esse público sobre como a experiência de visita a um site influenciou sua primeira impressão sobre a marca:
- 75% disseram que era muito importante que o site apresentasse conteúdo relevante e que falasse diretamente com sua empresa;
- 66% afirmaram que era essencial que o site abordasse claramente suas necessidades ou indústria e que demonstrasse a expertise da organização;
- 93% dos respondentes valorizaram os fornecedores que demonstraram, via site, ter experiência ou conhecimento em sua área ou indústria.
Há uma série de pontos importantes na árdua tarefa da atração de clientes B2B, mas podemos perceber que a primeira visita de um possível lead à sua página é um momento crítico. Independente da forma como um potencial consumidor chega até o seu domínio – seja digitando o endereço na barra do navegador ou através de uma pesquisa –, promover uma experiência convincente, contextualizada e customizada será a chave para criar uma boa primeira impressão sobre sua marca na mente dessas pessoas.
É claro que o trabalho de relações públicas fará com que você seja notado, anúncios farão com que você seja lembrado, e-mails lhe darão cliques e as mídias sociais lhe darão compartilhamentos. Mas todas essas plataformas levam a um mesmo destino. O website é uma ferramenta primária para o marketing B2B, pois é o ponto central onde hospedamos conteúdo, vendemos nossos negócios – sejam eles produtos ou serviços – e posicionamos nossa expertise.
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Confira quatro motivos pelos quais o site ainda é uma das ferramentas de marketing B2B mais valiosas e por quais motivos ele precisa de seu investimento e atenção constantes. Seja para ter impactos positivos na atração de clientes B2B ou para alimentar seu relacionamento com clientes atuais.
- Ele é a cara da sua empresa na internet: seu site posiciona sua organização no mercado e apresenta seu perfil, com base em seu conteúdo e estrutura. Ele deve refletir o seu core business, mostrar suas forças e atributos.
- Ele é seu embaixador: trata-se de um vendedor silencioso, uma porta de entrada que funciona 24 horas por dia e 365 dias ao ano, operando, fornecendo informações, coletando dados e reunindo leads, mesmo quando você e todos os seus colaboradores estão dormindo.
- Ele é seu hub de conteúdo: este é o local onde é possível demonstrar toda a sua expertise para seus clientes e prospects – e com isso ainda melhorar seu SEO, ranking e visibilidade.
- Ele pode até ser sua loja: mesmo no B2B existem oportunidades para que relacionamentos e transações aconteçam em seu website. Isso pode se dar em atividades simples como download ou upload de documentações, envio de formulários, inscrição para webinars ou até para a efetiva venda de produtos.
Se quisermos manter os visitantes em nossos domínios, precisamos tornar mais fácil para eles encontrar a informação certa e conteúdos significativos. Dê a eles a experiência relevante, direta e personalizada que esperam encontrar. Isso certamente terá reflexos positivos diretos na atração de clientes e na construção de relacionamentos duradouros e lucrativos – tanto para a sua empresa quanto para esses mesmos clientes.
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Fontes / referências:
Why websites are still your most important B2B marketing tool – René Power – LinkedIn
[…] Leia também: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA EM SEU WEBSITE PARA A ATRAÇÃO DE CLIENTES B2B […]