EVP – Employee Value Proposition – o que é e qual a sua importância

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Imagine a seguinte situação: um candidato talentoso, dentro do perfil desejado e com um bom histórico de trabalho se aplicou para uma vaga na sua empresa. Ele tem seu currículo selecionado, passa por várias entrevistas e é aprovado. Mas antes de fechar um acordo, recebe uma proposta semelhante do seu concorrente para uma oportunidade que oferece o mesmo salário. Você já parou para pensar o que faria esse profissional escolher a sua organização para trabalhar? Ou em outras palavras: o que você pode fazer para atrair os talentos para a sua empresa?

É claro que você pode oferecer um salário maior, caso esteja dentro das suas possibilidades. Mas nem sempre é essa conta que conta, ou ao menos não é isso que demonstra uma pesquisa realizada pelo LinkedIn. Na verdade, esse estudo nos mostra que quando os candidatos precisam dar sua resposta final em uma oferta de emprego, o fator decisivo se relaciona a como a companhia poderá impactar seu avanço na carreira e como o trabalho será estimulante (tanto financeira quanto intelectualmente).

Uma outra pesquisa, realizada pela Harvard Business Review com 12.000 participantes, revelou que 50% dessas pessoas afirmaram não ver significado no próprio trabalho. Em um estudo do Fórum Econômico Mundial, com 230.000 participantes, apenas 13% disseram realmente gostar do próprio trabalho. Agora, junte a isso a inserção massiva de tecnologias inteligentes em escala progressiva… Esses dados apontam para um mundo em que há cada vez menos empregos, e menos pessoas enxergando significado em seus empregos. Esse números são simplesmente grandes demais para as empresas jogarem essa responsabilidade para os seus empregados.

É aí que entra a EVP, sigla que significa Employee Value Proposition (em uma tradução livre, algo como Proposta de Valor para o Empregado). Trata-se de um conjunto de valores que a sua empresa, como empregadora, oferece aos colaboradores e apresenta a possíveis novas contratações. Na competitiva e acirrada guerra por talentos que vivemos hoje, além de despertar o interesse de candidatos alinhados ao seu propósito e à sua cultura organizacional, a EVP ainda pode ajudar a sua organização a envolver e reter seus funcionários.

 

Mas então o que é EVP?

É importante frisar que a Employee Value Proposition é muito mais do que apenas uma combinação de compensações e benefícios.

Uma boa EVP estabelece um equilíbrio entre recompensas tangíveis recebidas pelos colaboradores (como remuneração e benefícios), mas também recompensas intangíveis (como projetos interessantes e significativos para trabalhar, uma cultura saudável e meritocrática, horário de trabalho flexível, dentre outros).

De forma simplificada, a EVP pode ser resumida em uma resposta convincente para algumas perguntas que um candidato tem em mente no momento de se aplicar a uma vaga:

  • Por que eu deveria trabalhar para sua companhia em vez de trabalhar em outro lugar?
  • O que sua organização oferece para mim e para a minha carreira?
  • Por que sua empresa é um bom lugar para se trabalhar?
  • O que essa companhia pode me oferecer que outras empresas não podem?

Definir a sua Proposta de Valor é crucial para responder a estas questões e também para sua estratégia de Employer Branding e Inbound Recruiting. Para personalizar sua estratégia de atração e aquisição de talentos e trazer os melhores profissionais para o seu time, você precisa definir claramente (e de maneira realista) todos os valores que fornece como empregador.

 

Leia também: A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E A EXPERIÊNCIA DO COLABORADOR

 

A importância da Employee Value Proposition

A maneira como as empresas recrutam talentos mudou bastante em comparação com apenas alguns anos atrás. Assim como os clientes corporativos têm hoje muito mais domínio sobre o processo de compra, os candidatos agora têm muito mais poder de escolha durante a procura por um emprego. De acordo com pesquisas e também com a experiência cotidiana dos profissionais de RH, o atual mercado de trabalho é 90% direcionado pelo candidato.

Você não escolhe mais o talento, é o talento que escolhe você

Para se tornar o empregador eleito, você precisa ser capaz de despertar o interesse de seus candidatos ideais ao diferenciar sua empresa dos concorrentes. E, nesse sentido, as organizações também travam uma verdadeira guerra pelos melhores profissionais.

Essa grande competição exige um forte EVP

Sua organização pode vencer esse desafio apresentando uma Proposta de Valor para o Empregado que pareça exclusiva aos olhos do candidato. Dessa forma, é mais provável que consiga atrair não apenas sua atenção, mas trazer para dentro da sua companhia os melhores profissionais, ou seja, aqueles que mais se adequam às suas necessidades e oportunidades. Não raro, esse trabalho também pode gerar uma redução significativa das despesas de recrutamento. Atraídos pela imagem e reputação da empresa, os melhores candidatos passarão a vir diretamente até o seu RH.

 

O caminho para a EVP é nobre, mas também tentador. Existem armadilhas nesse percurso, para as quais você precisa se precaver. Tenha cuidado para não abraçar atributos errados ou que não o diferenciem frente aos concorrentes. Atente não só para a elaboração dessa Proposta de Valor, mas também para a sua manutenção. É importante ter os pés no chão e manter promessas e realidade no mesmo patamar – caso contrário, ao invés de atrair talentos, você poderá acabar afastando candidatos e até mesmo as estrelas que já possui dentro de casa.

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Fontes / Referências:

A growing number of people think their job is useless. Time to rethink the meaning of work

Create a great employee value proposition – Michael Page

Employee Value Proposition (EVP): Magnet for Attracting Candidates – Talent Lyft

Global Recruiting Trends – LinkedIn

Strengthen Your EVP – Gartner

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