Como trazer o marketing estratégico para dentro do seu negócio B2B

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Você sabia que 51% das empresas B2B não possuem uma estratégia de marketing? Tudo bem, convenhamos: não é tarefa fácil estudar produtos, serviços, público-alvo e mercado, definir preços, identificar oportunidades, estabelecer metas e objetivos, planejar, desenvolver, promover e distribuir ações, ideias e por aí vai. Mas o marketing estratégico tem um alto poder de alavancar organizações rapidamente – claro, quando bem pensado e executado.

Para ajudar nessa árdua missão, selecionamos estas 7 dicas para que você descubra como trazer o marketing estratégico para dentro das portas da sua organização e, com isso, atrair mais leads para o seu negócio. Confira:

 

1 – Conheça o seu público-alvo para um marketing estratégico

Seu primeiro objetivo deve ser conhecer o target. Procure se concentrar nas pessoas que formam o seu principal e seleto público-alvo. Qualquer outro grupo é secundário neste momento.

Este pequeno e específico segmento será a imagem do seu cliente ideal. Esta é a sua buyer persona, uma representação semi-fictícia de seu cliente real. Pode parecer loucura criar personagens falsos para simular o seu público-alvo, mas na realidade, essa atitude simples pode fazer com que você consiga tomar decisões. É um exercício de empatia, onde você exercita assume a perspectiva do seu comprador.

>Leia também: A Persona B2B: tudo o que você precisa saber

 

2 – Peça feedback

Não realizar pesquisas periódicas com o seu público é como pilotar um avião de olhos vendados. Conhecer a opinião e obter insights do seu target não é mais opcional, mas sim uma necessidade. O marketing estratégico é direcionado por dados e informações, acima de qualquer coisa. Caso contrário, deixará de ser estratégico e se assemelhará mais a uma brincadeira de palpites e adivinhações – que pode sair muito cara no final (e isso não seria nada divertido).

 

3 – Analise e compreenda público e contexto

Após descobrir qual é o seu público-alvo, é preciso entender qual tipo de conteúdo terá impacto positivo nessas pessoas. Faz parte de desenvolver um bom marketing estratégico estudar, se aprofundar, planejar. Aqui, você deverá mergulhar fundo no contexto em que seus clientes estão inseridos para descobrir o que eles gostam de comprar, como gostam de comprar, a quais estímulos respondem melhor, suas dores e motivações.

Esta é uma tarefa extremamente complexa, mas sem entender qual é a jornada de compra que o seu público percorre, você não conseguirá alcançar suas mentes e nem seus corações.

>Conheça mais sobre esse assunto em A Jornada do Cliente B2B: como o consumo vem influenciando os mercados corporativos

 

4 – Não crie um funil curto demais

O que diferencia o ciclo de marketing estratégico B2B do B2C é que o primeiro é muito mais longo. Mas muitos profissionais criam, erroneamente, um funil curto achando que isso irá acelerar o processo.

Para estender o funil disponibilize conteúdos que educam os potenciais clientes sobre seu produto ou serviço, ofereça webinars e use as mídias sociais para promover engajamento com o target a partir de materiais úteis, interessantes e que instiguem o compartilhamento, mais do que para vender a eles diretamente.

 

5 – Estabeleça os objetivos de conversão para o seu marketing estratégico

Para cada conteúdo desenvolvido, você deverá estabelecer um objetivo. Assim como mencionamos no tópico acima, não são todas as ações que direcionarão à compra propriamente dita. Às vezes, um conteúdo é projetado exclusivamente para levar ao próximo conteúdo ou fazer com que uma pessoa simplesmente visite o seu site.

Cada parte desse trabalho integra o caminho pelo qual você está conduzindo seus clientes potenciais. E faz parte de um bom marketing estratégico alinhar objetivos e conteúdos de acordo com cada etapa do funil.

 

6 – Afine seus pontos de contato

O cliente de hoje deseja estabelecer um relacionamento com as marcas. Descubra como se dará esse contato e engajamento – para isso, podem ser necessárias as pesquisas mencionadas no segundo tópico. Cada público tem o seu meio de contato preferido, pode ser que alguns gostem do Twitter, outros do Facebook, isso não importa. O que importa é que você escolha o meio que exija o mínimo esforço para o cliente, ou aquele com o qual ele está mais familiarizado.

 

7 – Estabeleça um controle de qualidade para tornar seu marketing estratégico

Empresas que possuem um bom marketing estratégico passaram por um processo de refinamento de suas ideias e atividades ao longo de meses e até anos. Por isso, não espere que você acerte tudo de primeira.

O ideal é estabelecer um processo de controle de qualidade para garantir que cada etapa da jornada de compra esteja funcionando efetiva e adequadamente. Monitore e analise constantemente números de desempenho e resultados para garantir que tudo esteja caminhando rumo ao sucesso, para se precaver de possíveis adversidades e, naturalmente, para ajustar o percurso. Isso também faz com que você fique atento a movimentos dos concorrentes e à frente de tendências de mercado.

 

Todas estas são etapas importantes e essenciais para trazer o marketing estratégico para dentro da sua organização. Mas é importante frisar que a estratégia que funcionou hoje não é garantia de sucesso daqui a seis meses. O bom marketing está constantemente se auto avaliando e reinventando. Além disso, com o crescimento da companhia, suas necessidades também irão mudar. Assim como seu público está em constante evolução, você, sua empresa e seu marketing também precisam estar.

 

Fontes / Referências:

5 B2B Marketing Strategies You Need To Consider – Huffington Post

Creating a B2B Digital Marketing Plan for 2017 [infographic] – Smart Insights

How To Create A Successful B2B Marketing Strategy – Forbes

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