Se uma imagem vale mais do que mil palavras, quanto vale um vídeo? A indústria B2C já faz uso desse recurso para se comunicar com consumidores praticamente desde que a televisão existe. Porém, para as companhias B2B esta é uma tendência recente, que tem ganhado força somente nos últimos anos.
<Leia também: Marketing B2B e B2C: quais são as diferenças, afinal? >
Vídeos são responsáveis por boa parte do tráfego da internet – eles promovem 1200% mais compartilhamentos do que textos e imagens. Estamos falando de uma ferramenta com alto poder de comunicação, elevadas taxas de engajamento e que, consequentemente, pode trazer uma maior quantidade de potenciais clientes interessados no seu negócio.
Conteúdos em vídeo capturam a atenção de seus consumidores e prospects de forma mais concreta e são mais propensos a impactar o processo de tomada de decisão. Além disso, como já mostramos, é um meio facilmente disseminado pela internet, com alto poder de alcance.
Marcas que já incluíram essa ferramenta na estratégia de comunicação aumentam suas receitas em até 50%, quando comparadas com empresas que não utilizam o recurso. Cerca de 70% dos profissionais de marketing B2B acreditam que conteúdos em vídeo são a melhor mídia para a conversão de leads qualificados. Estas são apenas algumas vantagens e estatísticas que provam que o vídeo veio para ficar quando falamos em marketing B2B.
Confira abaixo algumas dicas para aproveitar ao máximo todo o potencial desse recurso e transformar essa estratégia em um verdadeiro funil de vendas para o seu negócio.
1 – Apresente a marca
Possíveis clientes que chegam até o seu site querem saber mais sobre o seu negócio. Ao oferecer a esse público conteúdos em vídeo, você terá em mãos um meio efetivo para mostrar sua marca, gerar awareness, garantir mais engajamento e obter melhores conversões.
Porém, lembre-se de sair do óbvio. O mercado já está repleto de vídeos que são apenas mais do mesmo: logo da empresa, imagens dos escritórios ou da fábrica e executivos que falam sobre a companhia, seus produtos ou serviços.
Acredite: vídeos de marketing B2B podem ser tão bons e inovadores quanto vídeos de outros segmentos. Procure criar uma estrutura simples, que pontue o problema do cliente e apresente a solução que seu negócio propõe.
A HubSpot descobriu como mostrar a que veio com storytelling e efeitos visuais, em uma estrutura simples, mas bastante eficaz. Também focaram bastante nos benefícios da sua ferramenta de automação de marketing.
2 – Promova webinars
Ao assumir que você conhece seu público-alvo e quais temas chamam a atenção dessas pessoas, inclua webinars à sua estratégia de comunicação. Desta forma, será possível atrair novos prospects e estreitar o relacionamneto com os antigos.
Ao se conectar com essa audiência em webinars ao vivo, você ganha autoridade sobre os temas em questão, potencializa a reputação da marca e se diferencia da concorrência.
3 – Use e abuse de animações
Animações são um ótimo recurso – que sai do lugar-comum – para apresentar uma visão geral de um produto ou benefícios únicos e específicos. Aqui, novamente, mantenha a estrutura do vídeo simples: tudo deve ser construído em volta do problema, começando a partir do incômodo do consumidor e passando à forma como você pode solucioná-lo.
A FedEx, empresa de encomendas e cargas expressas, criou um vídeo para apresentar sua expansão na América Latina feito totalmente com animações.
4 – Conte uma história de cada vez
A pior forma de economizar dinheiro é produzir um único vídeo que transmite diversas mensagens. Você desperdiça o tempo da audiência, fazendo com que assistam a um monte de conteúdos que não necessariamente irão resolver suas dores.
Se for necessário transmitir diferentes mensagens, crie vários vídeos curtos e permita que cada episódio conte uma história sobre um problema e sua solução.
5 – Forneça uma demonstração dos produtos ou serviços
Este item pode ter impacto significativo na conversão do cliente em potencial. Faça uso de vídeos para explicar aos prospects as vantagens de seu produto em comparação aos concorrentes e dar detalhes visuais de como ele funciona. Lembre-se de sempre falar mais sobre benefícios do que sobre características. Certifique-se de incluir exemplos tangíveis de como o produto ou serviço funciona na vida real.
A Caterpillar produziu um vídeo que apresenta todas as funcionalidades de suas máquinas e mostra suas possibilidades de uma forma extremamente inusitada e totalmente visual (veja aqui).
6 – Grave depoimentos
Depoimentos reais de clientes podem convencer os leads sobre a habilidade da sua organização em solucionar seus problemas. Apresentar um “estudo de caso” sobre como o produto ou serviço os auxiliou em uma demanda específica é uma ferramenta bastante simples para criar uma história de peso.
7 – Dê aos espectadores um motivo para compartilhar seu vídeo
Faça com que seu público-alvo aprenda algo novo sobre o mercado ou a indústria. Mostre os impactos positivos que sua empresa, produtos ou serviços podem ter em clientes, em sua cidade, na sociedade e até no mundo. Faça com que as pessoas sintam-se motivadas, inspiradas ou dêem risada. Pense em conteúdos que você compartilharia com outros colegas e amigos.
Parece que a Volvo entendeu bem o que significa produzir vídeos dignos de serem compartilhados, ao produzir esta peça sobre seus caminhões.
8 – Seja claro com o call to action
O que você espera do seu próprio vídeo? Ao conseguir responder a esta pergunta, você terá claro o que espera que os espectadores façam após assisti-lo. Diga isso a eles claramente. Dê a seu público as diretrizes para que possam percorrer o caminho que você deseja.
<Leia também: A marca B2B: importância, construção e gestão>
Fontes/Referências:
5 Ways B2B Businesses can Attract More Leads with Videos – Edgy Labs