7 ideias para ampliar sua rede de relacionamentos B2B

Se perguntarmos a empresas de negócios B2B o que elas fazem para sobreviver, a maior parte dirá que fornece produtos e serviços para outras companhias e que, ao oferecer o menor custo possível, garantem o sucesso e a continuidade do negócio. Isso não deixa de ser verdade. Qualidade na entrega e preços razoáveis são componentes básicos na operação B2B. Mas isso é o mínimo que pode ser feito. Organizações que veem esses fatores como único recurso estão gravemente equivocadas – e podem ser facilmente substituídas.

Atualmente, os relacionamentos entre empresas parceiras podem ser a chave para o sucesso de muitas organizações B2B. Mas, sim, trata-se de uma área cheia de desafios e essas relações podem ser bastante complicadas.

Ser bem-sucedido demanda mais do que entregar um bom produto ou serviço: requer que você ajude seus clientes a ter sucesso, melhorando seu desempenho. Quanto mais sua empresa ajudar os clientes a prosperar, mais forte será essa parceria.

Confira 7 maneiras de aprimorar seus relacionamentos B2B:

 

1 – Conheça a si mesmo

O que sua marca representa? Por qual característica você é reconhecido por seus parceiros B2B – alta qualidade, preços baixos, suporte ao cliente? Conhecer a si mesmo e a sua marca pode ajudar a identificar o seu diferencial no mercado (fator que precisará explorar continuamente) e áreas de melhoria (que deve aperfeiçoar antes que seus concorrentes as explorem).

 

2 – Reinvente suas relações B2B

O que você pode fazer para surpreender positivamente seus parceiros de negócio? Que ações pode tomar para estabelecer um relacionamento mutuamente benéfico e colaborativo enquanto posiciona sua empresa acima dos concorrentes? Talvez seja com ofertas customizadas, diferentes modelos de precificação ou com a entrega de um suporte impecável – são muitas as possibilidades que devem ser analisadas. Fazer negócios fica fácil quando você soluciona os maiores desafios do seu cliente B2B.

 

3 – Crie engajamento

Engajamento é uma conexão emocional baseada em confiança, integridade, orgulho e paixão. E o engajamento com seus clientes é fundamental, pois estabelece um elemento de parceria que demanda uma ligação genuína entre organização e consumidor. Clientes engajados estão fortemente ligados e são leais à sua marca.

 

4 – Considere a escalabilidade em tudo o que você faz

Ao elaborar novas formas de encantar seus parceiros B2B, certifique-se de que suas táticas para a implementação dessas estratégias sejam escaláveis. Desta forma, você estará preparado para atender a demanda à medida em que ela cresce.

 

5 – Promova impacto positivo no cliente

Gerar impacto implica uma mudança significativa na produtividade ou rentabilidade do cliente. Isso pode ser feito ao fornecer recomendações específicas ou soluções que permitem ao consumidor usar seus produtos e serviços de maneira mais eficiente e melhorar tanto sua posição no mercado quanto seu potencial para crescimento. Empresas que fazem uso dessa abordagem estratégica podem mudar a imagem de seu relacionamento com o cliente, passando de um fornecedor com bom preço para um parceiro consultivo. Para obter esse nível de confiança também é preciso conhecer a fundo o negócio do cliente, levar a ele novas ideias – e fazer com que elas funcionem.

 

6 – Encontre parceiros B2B com tecnologias complementares

Práticas de negócios digitais dependem de recursos tecnológicos sólidos e de confiança. Certifique-se de encontrar parceiros B2B que tragam esse tipo de tecnologia para a relação. Isso tornará os pontos de integração mais fáceis de lidar e proporcionará boas oportunidades de expansão dessa parceria.

 

7 – Aprimore a confiança

Sem confiança, um relacionamento não funciona. O cliente passará a confiar na sua empresa quando perceber que não é mais um em sua lista e que não se trata apenas de um esquema para fazer dinheiro.

Quanto maior a confiança entre uma empresa e seus parceiros de negócio, maior será a probabilidade dessa relação crescer. Certifique-se de ser consistente, cumprir promessas e manter essas organizações informadas sobre qualquer mudança que possa afetá-las.

Todas essas dicas são úteis à medida que sua organização procura expandir os horizontes através de parcerias B2B. Mas lembre-se: todas exigem trabalho árduo e dedicação para que tenham impacto positivo nos negócios. Além disso, relações B2B são construídas com o tempo. É um investimento que pode não trazer retorno imediato, então entre nessa relação com uma visão de longo prazo.

 

Referências:

5 Keys to B2B Relationships – IT Hands

5 Simple Ideas to Enhance and Grow Your B2B Relationships – Inc.

Creating Impact in B2B Relationships – Gallup News

Escrever um comentário